29 janeiro 2016

Lançamentos Intrínseca janeiro/16



Livro: O Regresso  
Autor: Michael Punke

Em 1823, os caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbravavam as terras inexploradas dos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável, as feras selvagens e a ameaça constante de confronto com os índios, que defendiam suas terras da invasão dos homens brancos.

Em uma das missões da companhia, Hugh Glass, um dos melhores e mais experientes caçadores do grupo, fica frente a frente com um urso-cinzento, é atacado e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver. Os homens que deveriam esperar sua morte e lhe oferecer um funeral apropriado o abandonam, levando consigo as armas e os suprimentos. Entre delírios, Glass os observa fugindo e é tomado por um único desejo: vingança. Uma determinação cega que o torna capaz de atravessar quase cinco mil quilômetros de terras intocadas e selvagens, fugindo de predadores, sobrevivendo à fome e à agonia dos ferimentos mais terríveis, a fim de concluir seu objetivo. 

Inspirado em fatos reais e escrito em uma prosa arrebatadora, O Regresso é uma notável história de obsessão, um romance sobre um homem cuja vida foi ao mesmo tempo salva e condenada pela sede de vingança.


Livro: O nadador
Autor: Joakim Zander



Em uma acelerada perseguição pela Europa, um ex-agente secreto tenta salvar a única pessoa capaz de exorcizar os fantasmas de seu passado.

Damasco, Síria, início dos anos 1980. Um agente secreto norte-americano abandona a filha recém-nascida em meio a um bombardeio, entregando-a a um destino incerto. A incapacidade de se perdoar o faz fugir do passado, levando-o ao Líbano, ao Afeganistão, ao Iraque – a qualquer lugar onde o perigo e a tensão o permitam esquecer seu erro. 

Klara Walldéen foi criada pelos avós em uma ilha remota na Suécia. Assessora em início de carreira no Parlamento Europeu, em Bruxelas, ainda está aprendendo a navegar pelo ardiloso mundo da política quando acessa informações que não deveria, e se torna alvo de uma perigosa perseguição pela Europa. Apenas o ex-agente secreto poderá salvá-la. Mas, para isso, os dois precisarão revelar quem são. E o tempo está se esgotando.

Alternando habilmente entre passado e presente, entre Suécia, Síria e Estados Unidos, Joakim Zander tece uma rede de intrigas e suspense em um estilo sofisticado e descritivo que transformou O nadador em um estrondoso sucesso.



Livro: Vale-tudo da notícia 
Autor: Nick Davies



A notícia isolada de que um editor do jornal britânico News of the World invadia caixas postais de telefones atrás de recados que lhe rendessem furos sobre a realeza não seria tão aterradora se parasse por aí. O problema surgiu quando o repórter Nick Davies decidiu investigar a história mais a fundo e descobriu um lamaçal de crimes e corrupção que afetava boa parte da imprensa britânica, com ramificações no gabinete do primeiro-ministro e no alto escalão da Scotland Yard.

Jornalistas usando prostitutas para colher segredos dos clientes, detetives grampeando linhas telefônicas nos postes e revirando o lixo de celebridades, funcionários de hospitais vazando prontuários médicos e editores chantageando políticos com intrigas sexuais. Cenas que mais parecem saídas de um filme, mas que, na verdade, eram práticas não só aceitas, como também estimuladas e premiadas, e que alimentavam uma poderosa rede de corruptores e corrompidos que chegou a influenciar até mesmo as leis britânicas.

Exemplo inegável do bom jornalismo, Vale-tudo da notícia evidencia como o poder de manipular o acesso à informação é hoje — e talvez o seja desde que o mundo é mundo — uma das mais perigosas moedas da sociedade.



Livro: Trumbo
Autor: Bruce Cook



Em 1947, o jornal The Hollywood Reporter divulgou uma série de nomes de vários profissionais do cinema americano supostamente envolvidos com o comunismo. Todos os olhares do Congresso dos Estados Unidos se voltaram para a possibilidade de comunistas e simpatizantes estarem sutilmente instilando sua propaganda nos filmes de Hollywood. Dez pessoas foram intimadas a depor no Comitê de Atividades Antiamericanas – um grupo depois conhecido como os “Dez de Hollywood” –, e o roteirista Dalton Trumbo era seu principal nome.

Radical à própria maneira, franco e irônico, membro do Partido Comunista, Trumbo recusou-se a entregar qualquer informação. Foi julgado, declarado culpado por desacato ao Congresso e preso, em 1950. Começara a caça às bruxas da era McCarthy, e depois de cumprir pena Trumbo estava na lista negra de centenas de profissionais banidos de trabalhar para os grandes estúdios. Atuando por trás das câmeras, por quase uma década viveu de produzir roteiros clandestinamente, a preços medíocres, até que dois Oscars depois, e com o esvaziamento do macarthismo, Trumbo se tornou o primeiro integrante da lista a ser novamente creditado em uma produção, abrindo caminho para o fim definitivo da caça às bruxas em Hollywood.

Trumbo é uma biografia franca de uma figura exuberante, que esteve no epicentro de um dos períodos mais tumultuados da história americana recente. Apesar da notoriedade como escritor e do apogeu como o mais bem pago roteirista de sua época, criador de épicos como A princesa e o plebeu, Exodus, Spartacus e Papillon, nenhuma das criações de Dalton Trumbo é capaz de rivalizar com sua própria história.


Livro: Sr. Tigre solto na selva  
Autor: Peter Brown  



Para tudo tem hora e lugar… até para se soltar!

Ninguém esperava isso do sr. Tigre. Sempre tão comportado, tão polido, tão educado. De terno e cartola, lá estava ele, totalmente acostumado à vida na cidade, aos cumprimentos distantes, ao refinado chá da tarde – a um mundo em que todos os animais mal parecem... animais. No fundo, o sr. Tigre sabia que tinha alguma coisa faltando. Ele queria se soltar, queria ser selvagem. E um dia, foi isso o que ele fez. Só que, num mundo tão civilizado, a mudança não pegou muito bem.

Ao viver o conflito entre o que esperavam dele e o que ele realmente queria ser, o sr. Tigre mostra as dificuldades que qualquer criança (ou adulto) já enfrentou e vai enfrentar tantas e tantas vezes enquanto descobre seu verdadeiro lugar no mundo. Até onde vale a pena ir para encontrar a si mesmo? O que é ser igual e o que é ser diferente, afinal?

Em defesa da liberdade de ser você mesmo, Sr. Tigre solto na selva traduz com simplicidade uma lição importante e extremamente positiva, daquelas que o pequeno leitor, que ainda vai crescer e mudar tantas vezes na vida, merece ter na lembrança.


Livro: A arte do descaso  
Autora: Cristina Tardáguila




Em pleno Carnaval, quatro homens invadiram o Museu da Chácara do Céu, no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, e roubaram cinco obras de arte: um Dalí, um Matisse, um Monet e dois Picassos, cujo valor estimado, na época, ultrapassava 10 milhões de dólares. Naquela tarde de 24 de fevereiro de 2006, os ladrões, de posse de uma granada, renderam os três seguranças, desligaram o sistema de câmeras de vigilância e fizeram nove reféns. Um dos invasores subiu em um móvel histórico para, com uma faca, cortar os fios de náilon que seguravam um dos quadros. Meia hora depois, saíram pela mata para nunca mais serem vistos. Até hoje se trata do maior roubo de arte do Brasil e do oitavo do mundo.

Decidida a desvendar o mistério, a jornalista Cristina Tardáguila chegou a se colocar em situações de risco a fim de encontrar respostas. Em sua jornada, ela viajou para a Europa e mergulhou no mundo obscuro dos crimes de arte. A partir de meticulosa apuração dos eventos, muito maior do que a da própria polícia conseguiu levantar, a autora produziu uma narrativa vibrante, cheia de reviravoltas dignas de um thriller, construída apenas com fatos.

 


Livro: P.S.: Ainda Amo Você




Qual lançamento vocês gostaram? Tanto lançamento bom, fiquei em dúvida em qual escolher. Estou querendo começar a ler a série "Para todos os garotos que já amei", então "P.S. Ainda te amo" está na minha lista. Trumbo, Vale tudo da notícia e o Regresso são muito interessantes. 

Beijos

:-Deise 
  

27 janeiro 2016

Resenha A Bandeja



Título: A Bandeja - Despertar Livro 1
Autora: Lycia Barros
Editora: Arqueiro, 2014. 234 páginas.
Comprar: Submarino, Livraria da Folha, Amazon



















Sinopse:

Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida até agora: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais.

Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, frequentadora assídua de festas e chopadas e que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias, e grande parte dos professores, descomprometida.

Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico ou Rico , um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico, seu professor de linguística, se interessaria por ela também.

Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida toda.

Ao mesmo tempo começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que ela os aceita, eles se transformam em feras e somem numa floresta.

Primeiro volume da série Despertar, A bandeja é um romance arrebatador, que retrata os dramas e as provações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência até trilhar de volta o caminho do amor verdadeiro e de Deus. 


Os primeiros livros de ficção cristão que li foram da Robin Jones Gunn. Lycia Barros é uma autora brasileira que escreve sobre este tema. Fui descobri-la em grupos do Facebook. Como achei que ela deveria escrever livros parecidos com os da Robin Jones Gunn, acabei comprando um monte de livros, chegando ao ponto de perder o controle e comprar livro repetido porque as capas eram diferentes, o que só descobri quando recebi em casa e vi que se tratava do mesmo. Sorte a minha que a Amazon os recebeu de volta e devolveu meu dinheiro. Essa é a vantagem de comprar pela internet, temos por lei o direito de nos arrependermos da compra em até 7 dias depois de receber os produtos. 

A Bandeja é o primeiro livro da série despertar. Não li os outros, mas acredito que o próximo será com outros personagens, diferentemente dos livros da Robin Jones Gunn, onde os personagens principais acabam aparecendo em outros livros. 

A narrativa é em primeira pessoa e mostra a vida de Angelina, uma garota que morava em Petrópolis/RJ e foi morar na cidade do Rio de Janeiro para fazer faculdade. Como eu trabalho em uma universidade, me identifiquei bastante com o cenário. 

Angelina vai de mala e cuia e fica em uma república, dividindo o quarto com uma conhecida da família, Michele, que veio de família cristã, assim como Angelina, mas não frequentava uma igreja. Ela acha que as duas não vão se dar bem, mas com o passar do tempo surge uma amizade. 

Em seu primeiro dia de aula ela conhece Rico, um professor jovem, bonito e que demonstra muito interesse na garota. Ela logo se vê deslumbrada com toda a atenção e se apaixona por ele. O problema é que este relacionamento a afasta de sua família e de Cristo. 

Enquanto sua vida parece estar às mil maravilhas, Angelina tem sonhos/visões, em que homens lhe oferecem coisas em uma bandeja. Qual será o significado disso?

Achei a história muito real, chorei em diversos momentos me identificando com a situação, com o me afastar de Deus. Muitas vezes nem notamos que estamos nos afastando, que estamos colocando outras coisas como prioridade em nossas vidas e deixando Deus para depois. 

Também conhecemos pessoas importantes na vida de Angelina, pessoas que nem sempre estão a par de sua vida, mas que continuam orando por ela, intercedendo por sua vida, amando-a. Este é o caso de seus pais e de seus amigos de infância, Dante e Natasha.  

As provações também acontecem quando estamos nos caminhos de Deus, mas quando estamos afastados elas são muito mais difíceis, pois em quem iremos colocar nossos fardos? Só Ele nos entende, só Ele nos ama incondicionalmente e está lá por nós sempre. Amor que não é egoísta.

A Bandeja é um livro muito bonito, que mostra a realidade de nossos jovens, que se desviam dos caminhos do Senhor por algum motivo e que as vezes podem voltar e entender que só Ele é o caminho. 

Quero muito ler os próximos.

Beijos

:-Deise

20 janeiro 2016

Lançamentos Companhia das Letras - Janeiro/16

Livro: Uma História de Solidão
Autor:































Autora:




















19 janeiro 2016

Resenha O Lago Místico



Título: O Lago Místico
Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito, 2014. 363 páginas.
Comprar: FNACAmazon, Saraiva





















Sinopse:

Esposa e mãe perfeita, Annie vê o seu mundo desabar de uma hora para outra quando é abandonada pelo marido.

A fuga momentânea é para Mystic, a pequena comunidade onde ela cresceu e onde o seu pai ainda vive. Lá, Annie começa a se reerguer novamente, descobrindo o amor por si mesma, por um velho amigo solitário e por uma garotinha que acaba de perder a mãe.

Tudo está se encaixando na vida de Annie. Nick e Izzy se tornaram uma parte importante de seu processo de cura, e ela também se tornou essencial para a sobrevivência da relação entre pai e filha. Até que o seu ex-marido reaparece... e a tranquilidade rapidamente dá lugar ao desespero.

Kristin Hannah encanta mais uma vez com uma história comovente, sensível e verdadeira sobre perda, paixão e os fios frágeis que unem as famílias.
  


O livro é narrado em terceira pessoa e mostra a vida de Annie, uma mulher que dedicou sua vida a ser a melhor mãe para sua filha e a melhor esposa para seu marido ausente.  

Sua filha decide ir para a Europa antes de entrar na faculdade, Kate sabe que vai ser estranho ter o ninho vazio, mas acredita que ela e o marido podem aproveitar o momento e melhorar a relação, podem fazer com que dê certo. Mas ele tem outra coisa em mente, ou melhor, outra mulher, e pede o divórcio. Claro que ela fica arrasada! Tentando se reerguer decide ir ficar na casa do pai, Hank, em Mystic.

Em Mystic ela descobre que sua amiga de infância faleceu e que o marido dela, o primeiro amor de Annie, está devastado e não cuida mais direito de sua filhinha Izzy.

Annie tenta cuidar de Izzy enquanto Nick tenta se recuperar.  

As passagens entre Izzy e Annie são tocantes. Izzy me fez ir às lágrimas por diversas vezes. Me apaixonei por essa menininha, torci muito por ela.

Há muitas notas do tradutor, o que deixou o livro bem explicativo, mais fácil de compreender algumas expressões americanas.

Blake, o marido ausente, decide voltar. Resta então a difícil decisão: Annie deve voltar e perdoar o marido ou tentar ficar com Nick e Izzy?

Eu já havia recebido outro livro da Kristin Hannah, mas a sinopse não havia me chamado a atenção. Talvez eu também não fosse ler esse, mas quando fui ao evento da Novo Conceito eles falaram sobre este livro, o que me cativou na mesma hora. 

É um livro muito bem escrito, não vi erros na na tradução. Os problemas apresentados me tocaram profundamente. Kristin teve um cuidado muito grande e foi bem sucedida ao nos apresentar Izzy, seus problemas, principalmente nos momentos em que mostra sua visão, seus sentimentos e pensamentos.

Este foi o primeiro livro que li da autora e ela me cativou muito. Tornou-se uma das minhas autoras preferidas. Quero ler todos os livros publicados por ela.
Beijos

:-Deise

14 janeiro 2016

Lançamentos Rocco - Janeiro/16


Livro: A Eternidade Pelos Astros
2º livro da Série: Coleção Memórias do Futuro
Autor: Louis Blanqui 


No segundo livro da coleção Memórias do Futuro – que reúne clássicos inéditos ou pouco conhecidos no Brasil, mas que mantêm o frescor estético e a atualidade –, o teórico socialista e revolucionário francês Louis-Auguste Blanqui (1805-1881) une química e poesia para refletir sobre a dinâmica do universo e a existência humana. Segundo ele, o universo é composto por um número finito de elementos que, combinados de incalculáveis maneiras diferentes, repetem-se, com pequenas variações, eternamente: “A eternidade encena, imperturbável, no infinito, as mesmas representações.” Mais do que a veracidade científica de suas hipóteses, a beleza da viagem empreendida por Blanqui, que antecipou o pensamento de Nietzsche acerca do eterno retorno, está no modo como se desenrola a argumentação, na riqueza das analogias e no brilhantismo sardônico de seu estilo.






Livro: Hotelles
2º livro da Série: Quarto
Autora: Emma Mars


O jogo de sedução envolvendo a jovem Annabelle Lorand, conhecida como Elle, está de volta. Hotelles – Quarto 2 mostra o que aconteceu com a protagonista da trilogia erótica da francesa Emma Mars depois de trocar o noivo, o magnata da comunicação David Barlet, por Louis, irmão mais velho dele. Ambientada em Paris, a trama conserva a mistura de romance, mistério e intrigas, bem como as cenas quentes que marcaram o primeiro livro, ao acompanhar a educação sexual de Elle, jovem jornalista que resolve trabalhar como acompanhante de luxo para pagar o pagamento de saúde da mãe, e acaba se enredando num jogo sedutor e perigoso que envolve os dois irmãos, os famosos quartos do Hôtel des Charnes, cada um dedicado a uma famosa cortesã do passado, sua melhor amiga , Sophia, e a agência Belas da Noite.







Livro: Cidade dos Últimos Dias
2º livro da Série: O Último Policial 
Autor: Ben H. Winters

A pouco mais de dois meses para o asteroide Maya atingir a Terra, investigar crimes não é mais uma prioridade para a força policial de Concord. Mas Hank Palace não pensa assim. Cidade dos últimos dias é o novo livro de Ben H. Winters, e segunda parte da trilogia O último policial. A obra acompanha o ex-detetive na investigação do misterioso desaparecimento de Brett Cavatone, o marido da sua antiga babá. Com a sociedade se desmantelando a sua volta, Hank tenta a todo custo juntar as poucas pistas que tem, até descobrir o paradeiro de Brett aparenta ser somente uma questão de tempo. Mas será que Maya dará este tempo a Hank? A elogiada trilogia de Bem H. Winters traz novas indagações sobre o que os homens devem uns aos outros quando o fim está próximo.








Livro: Nanook
Série: Ele Está Chegando
Autor: Gustavo Bernardo

Bernardo só começou a falar aos quatro, ainda assim numa língua irreconhecível. Aos 15, o garoto, considerado problemático pela mãe, é levado a uma clínica psiquiátrica e, durante a consulta, numa espécie de surto, faz uma declaração enigmática: “Eu só queria avisar: Nanook está chegando.” Durante seu tratamento, Bernardo torna-se um desafio para seu médico, principalmente quando fatos estranhos começam a ocorrer, como a queda brusca das temperaturas em todo o mundo e o aparecimento de estranhos cães brancos pela cidade de Ouro Preto. Que ligação pode existir entre o aviso de Bernardo e esses fatos? Com quarta-capa assinada por Ana Maria Machado, Nanook encerra a Trilogia da Utopia, do escritor, ensaísta e professor universitário Gustavo Bernardo. Um romance envolvente que mergulha nas tradições da população inuit, os primeiros habitantes das regiões árticas do Canadá, e convida o leitor a refletir sobre questões como autismo e mudanças climáticas.



 

Livro: O Túmulo da Borboleta
3º livro da Série: The Murder Notebooks
Autora: Anne Cassidy


Depois de Hora morta e A morte de Rachel, a série de suspense The Murder Notebooks chega ao seu terceiro volume, O túmulo da borboleta, levando os jovens Rose e Joshua a Newcastle, onde o tio de Joshua está internado e onde os dois descobrirão fatos surpreendentes sobre seus pais e o mistério que cerca seu desaparecimento. Decididos a investigar o paradeiro de Kathy, mãe de Rose, e Brendam, padrasto da garota e pai de Joshua, os dois adolescentes se veem enredados numa trama de perigos e segredos que envolve uma tatuagem de borboleta e seis cadernos com anotações em código, mapas e foto que eles terão que desvendar se quiserem descobrir o que realmente aconteceu. E principalmente se quiserem sobreviver.








Livro: Missão Justiça Uma - Aventura Não Oficial De Minecraft
1º livro da Série: Crônicas De Elementia 
Autor: Sean Fay Wolfe

Fan-fiction inspirada no fenômeno Minecraft, um dos jogos mais vendidos do mundo e febre entre os pré-adolescentes, o primeiro volume da série Crônicas de Elementia, do jovem Sean Fay Wolfe, foi escrito entre uma aula e outra num notebook que Sean levava para o colégio e publicado de forma independente quando ele tinha apenas 16 anos. Mas o sucesso do jovem autor logo chamou a atenção da gigante HarperCollins, que não demorou a adquirir os direitos de publicação da obra. Em Missão justiça, que chega agora às prateleiras de todo o Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores, três jovens jogadores de Minecraft são vítimas de preconceito e perseguição de usuários mais experientes no servidor Elementia e se veem envolvidos em grandes batalhas contra as forças do mal. Uma jornada eletrizante para os fãs do universo Minecraft e para qualquer leitor em busca de uma boa aventura.









Gostei dos livros Cidade dos Últimos Dias e O Túmulo da Borboleta.
E vocês, qual título chamou a atenção?

















12 janeiro 2016

Resenha Animorphs - A Invasão

Título: Animorphs - A Invasão
Autora: K. A. Applegate
Editora: Fundamento, 2014. 124 páginas.
Comprar: Amazon, Fnac, Saraiva

















Sinopse:

A Terra está sendo invadida, mas (quase) ninguém sabe disso. A raça alienígena dos Yeerks está entre nós. Eles são criaturas capazes de "possuir" outros seres e estar em nosso meio sem serem percebidos. Os Yeerks já escravizaram civilizações inteiras com essa tática de invasão silenciosa. Mas nem tudo está perdido! Quando os jovens Jake, Rachel, Tobias, Cassie e Marco encontram uma nave extraterrestre e seu piloto moribundo, recebem o incrível poder de se transformar em qualquer animal que toquem. E é assim que eles assumem a missão de combater os invasores. Só que isso não será nada fácil. Afinal, como eles conseguirão identificar um inimigo que pode ser qualquer um? Como enfrentar um invasor que dominou o corpo de alguém que você conhece? Jake e seus amigos precisam achar essas respostas. O destino de todos nós depende disso. A invasão já começou. Testemunhe a batalha final da humanidade.  


Este é um dos livros que comprei por sugestão do Submarino.  Quase comprei todos os disponíveis, mas acabei decidindo comprar um só, pra caso gostasse comprar os outros. 

A Invasão é o primeiro livro da séries Animorphs e é narrado em primeira pessoa, por Jake.


Jake e seus quatro amigos, Cassie, Marco, Tobias e Rachel estão voltando de um shopping quando percebem um "disco voador". Eles se aproximam e  fazem contato com Hork-Bajir, um Andalita que está com ferimentos graves e está sendo perseguido pelos Yeerks, Ets parasitas que querem dominar o universo. 

O Andalita acaba se comunicando com os amigos através da mente e conta para eles tudo o que os Yeerks planejam. Acaba revelando que pode transferir para eles os poderes de se transformar em animais, e assim eles se tornam os Animorphs. 

Os Yeerks, como são parasitas, querem dominar os humanos. Primeiramente tentam com que o hospedeiro aceite voluntariamente, mas se não aceitam, tomam o corpo da pessoa. 

O livro é fininho, 124 páginas, então é bem tranquilo de ler. É um livro indicado para crianças de 08 a 11 anos, então o que é tranquilo pra mim pode não ser para uma criança. 

A narrativa acaba sendo muito rápida, em alguns momentos há muita ênfase em situações em que nem é tudo aquilo e em outros acaba deixando pra lá algo que poderia ser mais intenso/profundo.  

A ideia é interessante, bem bolada, diferente de muitas histórias que vemos por aí. Acredito que crianças nessa fase vão gostar bastante. Quando eu emprestar pra minha filha ler venho contar o que ela achou.

Beijos

:-Deise