23 junho 2012

Jogos Vorazes

Resenha Jogos Vorazes, Suzanne Collins




Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Quando li a resenha que a Cintia fez no blog dela, o Free to be me: http://www.cintiamcr.com.br, fiquei morrendo de vontade de ler o livro.

Fui atrás e descobri que se trata de uma trilogia, e assim que consegui uma promoção boa, corri para comprar. Livros lançados no Brasil pela Editora Rocco.

No final de semana passado, doida pra ler alguma coisa nova, mesmo tendo toneladas de coisas da faculdade pra ler, não resisti e resolvi ler o primeiro da trilogia, o Jogos Vorazes.

Nas duas primeiras págimas o livro já havia me conquistado.  Não conseguia parar de ler, de devorar cada página. O problema é que atrapalhou a entrega dos meus trabalhos da faculdade, porque eu não conseguia pensar em outra coisa. Estava totalmente envolvida. Meu marido até ficou bravo, porque eu não fazia outra coisa quando estava em casa, só pensava na leitura, só falava no livro. 

Ontem terminei de ler o último livro da saga. Em uma semana li 3 livros. Um recorde para quem está em plena época de entrega de trabalhos e provas!!!

Enfim, vou falar sobre o primeiro livro. Na minha opinião, o melhor dos 3. Acho que é porque é uma situação totalmente nova, muita informação para processar. Um mundo totalmente novo, que não conhecemos. Katniss descreve o lugar em que vive, as regras a que seu povo, seu distrito, e todos os outros distritos, estão submetidos.

Ela assume o lugar de sua irmã Prim, que foi sorteada para participar dos Jogos Vorazes. Como Prim é a pessoa que ela mais ama no mundo, ela fará de tudo para protegê-la. 

Muito triste ler sobre seres humanos submetidos ao que os cidadãos de Panem estavam submetidos. E se você parar pra pensar, não é muito diferente hoje em dia. Quanta gente passa fome no mundo atual, enquanto outras fazem dieta para emagrecer? Quantas pessoas tem tanto e outras nada, nem mesmo um lugar para descansar a cabeça para adormecer? Devemos nos tornar mais humanos, pensar no próximo, para que não vire realidade o que Panem se transformou.

E pra mim o livro acaba sendo sobre isso, a parte de criticar, questionar o que vivemos, o que os cidadãos dos distritos vivem.

Foi difícil não gostar de algum personagem. Todos muito bem descritos. Me apaixonei por Gale, amigo inseparável de Katniss, Peeta, a coisa mais fofa do mundo, Prim, a irmãzinha que até eu iria proteger. Não consigo parar de pensar em Rue, o rosto que imaginei não sai da minha mente.

Não quero me aprofundar muito na resenha, para não estragar alguma surpresa. Mas pode ter certeza, há muita ação, emoção, suspense, e alguma dose de romance.

Livro nota 10.

Beijos

:-Deise
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Quero ler o livro, pensei comigo mesmo que só vou ver o filme depois de ler o livro!!

    A vida.
    Acesso Permitido.
    Ser ouvido por Deus!.
    Projeto Discipulando.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua resenha Deise... fiquei super curiosa!!! *-*
    B-jinhùus

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou Day ;)
    Pois é Andy, eu li o livro mas ainda não assisti o filme. Eu geralmente me decepciono com filmes se assisto depois que li o livro, fico comparando. Por isso acho que vou acabar não gostando do filme, kkk.

    Beijos

    ResponderExcluir