16 fevereiro 2016

Resenha Marcados



Título: Marcados
Autora: Caragh M. O'Brien
Editora: Gutenberg, 2014. 365 páginas.
Comprar: Submarino, Americanas, Amazon 



















Sinopse:




No futuro, o mundo é árido e hostil, dividido entre os que moram dentro do conforto da muralha, o chamado Enclave, e os que duramente tentam sobreviver no miserável lado de fora, como a jovem Gaia Stone. Aos 16 anos, assim como sua mãe, segue o ofício de parteira, e cumpre sem questionar o dever de entregar uma cota dos recém-nascidos para o Enclave. Porém, sem que ela entenda o porquê, seus pais são presos pelas mesmas pessoas a quem eles sempre serviram e desaparecem. Os esforços de Gaia para resgatá-los a levam para dentro da muralha, e ela acaba descobrindo a existência de um código, cujo significado pode colocar muita coisa em risco, mas que também ameaça sua vida e a segurança de sua família. 


Faz muito tempo que li este livro e só agora estou vindo fazer a resenha. Vai ser difícil lembrar de todos os detalhes e sentimentos que tive ao ler o livro, mas espero conseguir.

Este foi mais um dos livros que descobri ao ler a sinopse no Livros em Série

A capa é bacana e acaba dando dica sobre o livro. 

O livro é narrado em terceira pessoa e mostra a perspectiva de Gaia Stone, a protagonista, dividido em 28 capítulos.

Todos servem ao enclave, que fica atrás das muralhas, em troca de itens básicos de sobrevivência, tais como água e comida. Dentro do enclave, cercado por muros, as pessoas são felizes. Fora dessas muralhas, as pessoas vivem nos setores e passam muita dificuldade. Mesmo com todos os problemas da vida Gaia é feliz.

Gaia é parteira juntamente com sua mãe. As parteiras devem entregar ao enclave os 3 primeiros bebês nascidos no mês. Gaia sempre fez isso sem questionar.

Um dia seus pais são presos pelo enclave e aí começa sua luta para tentar libertá-los. Nisso ela conhece o Sargento Grey, que vai ter uma grande importância nas coisas que acontecem a seguir.

Na tentativa de salvar seus pais ela descobre a existência de um código e  Gaia é uma das pessoas que têm a chance de poder decifrá-lo, mas ele pode revelar tanto coisas boas quanto ruins. Isso será bom para sua família e para ela?


Gaia sempre foi uma criança madura, mas no decorrer da história ela cresce e amadurece profundamente. Ela não é mais uma garota boba que acredita em qualquer história que contam. Sabe pensar por si mesma e sabe avaliar muito bem as consequências de suas escolhas, mesmo assim, alguma são impossíveis de não serem feitas.
 
Alguns mistérios são solucionado até o final do livro, mas muitos outros ainda existem e acredito que a continuação pode ser muito bem explorada e tem muito potencial.

As falas dos personagens são feitas com aspas, coisa que me incomoda em uma leitura. Mas ao longo do livro acabei acostumando.

Em alguns momentos a leitura perdeu um pouco o ritmo, parece que a autora deu uma enrolada, mesmo assim não perdi o interesse.

A história é legal, prendeu minha atenção e quero ler a sequência, que ainda não foi publicada no Brasil. 


Beijos

:-Deise
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Parece ser bem interessante. Eu também não gosto de diálogos entre aspas... o bom e velho travessão ainda é a melhor opção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que fica tudo meio embaralhado, né?

      Beijos

      Excluir