16 outubro 2013

Resenha Águas para Elefante

Resenha Águas para Elefantes - Sara Gruen, por Denise Ramos.


Sinopse:

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.



Boa tarde pessoal. 

Sou a Denise, irmã da Deise. Vou falar sobre um livro que li, e essa será minha segunda resenha para o blog.

O livro é Água para Elefantes.


A história  é contada pelo próprio Jacob Jancoski. Se passa  em flashbacks, alguns instantes no presente, quando ele vive numa casa de repouso, e em outros, lembranças de seu passado cheio de aventuras e lutas. Nesse vai e vem somos transportados para duas épocas. Na juventude Jacob Jancoski, tem a vida  perfeita. Início dos anos 30, jovem,  terminando faculdade de Medicina Veterinária na Cornel (EUA), planejando uma noite de amor para depois dos exames finais, longe da crise econômica que assola seu país e o mundo. Assim como seu pai, ele seria veterinário. Só que da noite para o dia as coisas desmoronam e ele se vê sem casa, sem trabalho, sem destino.

Mas a vida surpreende a todos. Ele encontrou o fabuloso circo “Irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra”. Lá  Jacob descobre como as pessoas e os animais podem sofrer nos bastidores e ainda assim sorrir na hora do espetáculo. Aprende em como às vezes os “patrões” podem se esquecer de que todos devem ter dignidade. E além disso, como era perigoso beber em época de depressão econômica. E é claro, descobre o amor de verdade, e como devemos lutar por ele.  

Uma história muito bem escrita. Vários personagens que nos prendem a atenção. O relacionamento do velho senhor Jancoski com a sua enfermeira na casa de repouso nos mostra como podemos ignorar o passado glorioso dos idosos, as experiências e a aprendizagem que eles têm para nos transmitir. Mas Jacob era resiliente, consegue se refazer em busca da felicidade mais uma vez.

Resumo do livro em uma frase: A história de alguém que reescreveu a vida, várias vezes, de várias formas, e no final, termina seus dias perto do que mais amou!
 

Beijos

Denise

Nenhum comentário:

Postar um comentário