08 julho 2014

Resenha Delírio


Título: Delírio
Autora: Lauren Oliver 
Editora: Intrínseca, 2012. 342 páginas.
Comprar: EBX, Território Cultural, Cia dos Livros


















Sinopse:

Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. 

Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. 

Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?


Meu livro é a 1ª edição. Na internet todas as imagens que encontrei são de capas verdes, mas a minha é prateada. Não sei se alteraram a cor da capa de verdade ou somente para ficar com melhor visualização no computador. Mesmo assim, as capas são lindas nas duas cores.

Esse livro foi lançado pela Editora Intrínseca. Tive uma dificuldade gigantesca em encontrá-lo na internet pra vender. Só tinha em alguns sites que eu não conhecia. Acabei comprando da Território Cultural, mas odiei ter comprado lá. Não dava para saber se já tinham enviado o produto. Depois de umas duas semanas corri atrás e me enviaram código de rastreio. Sinceramente já tinha dado como dinheiro perdido.

Antes da compra enviei e-mail para a Intrínseca, perguntando se eles vendiam, ou se me indicavam onde comprar. Estou esperando resposta até agora. E não é a primeira vez que fico sem resposta da editora. Achei o tratamento com o cliente muito ruim. Conheço editoras mais próximas do cliente. 

Resolvi comprar esse livro porque estava atrás de algumas distopias pra ler. Gostei da sinopse deste e corri comprar. O livro é bem perto de como imaginava que seria a história. 

O livro é narrado em primeira pessoa, por Lena.

Todos nós já amamos e sabemos bem como é quando perdemos uma pessoa amada, seja porque morreu ou porque ela nos deixou. É uma dor que parece que vai nos destruir. Pensando nisso foi criado uma cura para ele, pois começaram a acreditar que se tratava de uma doença. Muitas pessoas quiseram a cura, mas logo ela tornou-se obrigatória. Muitas pessoas não queriam deixar de amar e mesmo assim foram obrigadas.

As pessoas que não concordam com a cura fugiram para a Selva, para poderem continuar amando.

Lena está ansiosa para receber a cura, que é realizada a partir de certa idade, já que em pessoas jovens pode causar sequelas. Mas então ela conhece Alex, um jovem que já recebeu a cura, e então tudo muda. Suas perspectivas, tudo aquilo que ela acreditava ser certo. 

Hana, sua melhor amiga, é uma garota muito legal. Alex é um doce. Tia Carol parece ser tão cruel, mas ela é assim justamente porque não ama mais nada nem ninguém.  

Achei que a autora deu uma enrolada, mas não foi muito grande, kkk. Lena é meio chata no início, mas sua personalidade não demora a mudar, e ela acaba me encantando. 

Este livro me lembrou muito o livro Feios de Scott Westerfeld. As duas personagens vivem em sociedades opressoras, que obrigam seus jovens a passar por cirurgias que os alteram de forma drástica. Nos dois livros há pessoas que não concordam com as cirurgias e por isso vivem à margem da sociedade. 

Gostei muito do livro e espero muito que eles possam reverter a cirurgia feita em todas as pessoas. Ninguém merece viver sem amor :(

Ansiosa em ler a sequência!!


Beijos


:-Deise



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. No começo, a Lena é muito chata mesmo. Mas, depois de conhecer o Alex, ela começa a amadurecer e a abrir os olhos para a realidade cruel da sociedade em que vive.
    Eu achei o romance entre eles uma fofura. A Hanna é aquela amiga que toda garota gostaria de ter.
    Estou muito ansiosa para começar a ler a continuação e saber o que vai acontecer com os personagens depois daquele final! Porém, eu sinto que a autora vai inventar um triangulo desnecessário só para enrolar a história....

    http://2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também estou com essa impressão Isabelle. Ainda não comecei a ler a sequência, mas quero muito começar.

    Beijos

    ResponderExcluir