19 março 2015

Resenha O Livro do Amanhã



Título: O Livro do Amanhã
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito, 2013. 367 páginas.
Comprar: FnacAmazon, Americanas



















Sinopse:

Tamara Goodwin sempre teve tudo o que quis e nunca precisou pensar no amanhã. Contudo, de repente, seu mundo vira de cabeça para baixo e ela precisa trocar sua confortávelvida da metrópole por uma cidadezinha do interior. Assim, Tamara logo se sente solitária e louca para voltar para casa.

Então, uma biblioteca itinerante chega ao vilarejo, trazendo junto um misterioso livro de couro trancado com uma fivela dourada e um cadeado. O que Tamara descobre ao longo de suas páginas a deixa surpresa. E tudo começa a mudar das maneiras mais inesperadas possíveis... Será possível mudar o amanhã? 



Meio sumidinha daqui, né? Início de semestre letivo pra mim é super complicado. Não estou mais estudando, mas o trabalho está sugando todas as minhas forças, kkkk. Espero colocar a casa em ordem!

Voltando ao assunto que nos interessa, um dos primeiro livros que li da Cecelia Ahern foi P.S. Eu te Amo, há cerca de 10 anos. Gostei muito do livro e com isso havia grande expectativa com O Livro do Amanhã, que recebi da Editora Novo Conceito em 2013. 

O livro é narrado por Tamara Goodwin, uma garota de 16 anos, típica adolescente chata. 

Tamara e sua mãe Jennifer (nome que demorei a descobrir) vão morar no interior com os tios Rose e Arthur depois da morte de seu pai, já que elas perderam seus bens materiais. 

Tamara odeia a mudança e só reclama. Arthur não é muito de conversar e Rose só sabe limpar e cozinhar. A mãe em depressão não sai da cama. 

Um dia Tamara encontra um livro misterioso, onde aparece escrito acontecimentos dos dias seguintes, com a letra da própria Tamara. 

Diferentemente do que a crítica divulgou, não é um livro cheio de risadas. É um livro depressivo. Tamara aprende sim boas lições, mas esse aprendizado é longo e cansativo para o leitor. 

A história tem um potencial muito grande, mas não foi bem conduzida. Há longas páginas com pensamentos de Tamara, parecendo um grande monólogo chato. A trama é cansativa e a gente acaba acreditando que as desconfianças dela não têm fundamento. 

Ela conhece Wesley e a irmã Ignatius, personagens um pouco mais cativantes.

Demorei muito tempo para concluir a leitura, por volta de um ano. De vez em quando eu lia 2 páginas. Cansava e abandonava. Até que um dia, faltando cerca de um terço para concluir o livro, a coisa começou a ficar interessante. Começou a ter um pouco mais de ação. Ela começou a correr atrás e investigar os mistérios. E o final torna-se surpreendente. Ela sempre esteve certa em desconfiar!!!

O final foi legal, mas eu não leria de novo!




Beijos

:-Deise
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Livro que começa chato é complicado... mas as vezes nos surpreende depois, e vale a pena.
    Vou procurar esse para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é, às vezes vale a pena dar uma segunda chance. Eu dificilmente desisto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo esse agora, mas ainda não engrenou... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é difícil de engrenar mesmo. Boa sorte!

      Excluir