18 setembro 2015

Resenha Simplesmente Ana



Título: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito - Novas Páginas, 2013. 304 páginas.
Comprar: Amazon, Ponto Frio, Submarino 

















Sinopse:

Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… 

Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. 

Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… 

A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. 

Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

Simplesmente Ana é mais um dos livros nacionais que tenho lido ultimamente. 

Como tenho um preconceito com livros nacionais, comecei a ler esse só por ter recebido para resenha da Editora Novo Conceito. Confesso que se tivesse me deparado com ele em uma livraria eu não teria comprado.

Simplesmente Ana é narrado pela própria Ana, uma mineira que descobre que seu pai é o rei da Krósvia, um país fictício.  

Eu achei o início do livro um pouco maçante. Me pareceu um pouco forçado e tudo me fazia lembrar de O Diário da Princesa de Meg Cabot. Uma garota que não sabe que é herdeira real e um dia descobre sua linhagem e sua vida muda. Bem clichê! Mas acredito que com o passar do tempo Marina Carvalho foi pegando o jeito da coisa e a história foi se desenrolando melhor. 

Ana vai passar uma temporada na Krósvia, conhecer seu pai, sua família e o reino. Lá ela conhece Alexander Jankowski, o enteado de seu pai, quase um irmão. Chato, meio grosseiro, mas para ajudar a situação, ele é um gato. A autora conseguiu transmitir seus atributos de forma tão clara, que ele ainda não saiu da minha imaginação.  Também fiquei morrendo de vontade de conhecer a Europa, e quem não tem?

Laika, a namorada de Alex, é uma chata. Mas não achei que ficou legal nem engraçado a Ana ficar chamando ela de "nome de cachorro". 

E vai acontecendo um monte de coisa bem clichê, mas que eu acabei gostando. Por fim me deparei torcendo por Ana. O final é bem legal e não parece que precisa de um livro como continuidade, mas ele tem e se chama De Repente Ana. 

Mesmo não gostando do início do livro acabei gostando dele de forma geral e acabei adquirindo a continuação. Torcendo para que Marina Carvalho consiga encontrar seu caminho e fazer muito sucesso, pois Simplesmente Ana ganhou minha admiração.

Beijos

:-Deise
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu estou tentando "superar" o preconceito com os nacionais... comecei ler um que achei da Draco, mas não me empolgou muito...

    ResponderExcluir
  2. Qual você tentou? às vezes temos que começar pelo livro certo. Se eu fosse te indicar só um, indicaria o Perdida da Carina Rissi. Esse me pegou de jeito.

    Beijos

    ResponderExcluir