21 outubro 2015

Resenha Maze Runner Correr ou Morrer



Título: Maze Runner - Correr ou Morrer
Autora: James Dashner
Editora: V&R Editoras, 2010. 426 páginas.
Comprar: Amazon, Submarino, Livraria da Folha


















Sinopse:

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam 'A Clareira', um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.

Eu não fazia ideia da existência deste livro até ver o trailer do filme. Fui procurar mais informações e descobri que na verdade o filme era baseado em uma série de livros. 

No trailer do filme vi umas carinhas que me chamaram a atenção e por isso fiquei morrendo de vontade de saber a história.

No filme, Gally é vivido por Will Poulter, que fez o Eustáquio em Crônicas de Nárnia.  Newt é vivido por Thomas Brodie-Sangster, que fez um trabalho muito bom em Game of Thrones, como Jojen Reed.

 Will Poulter 


 Thomas Brodie-Sangster




O livro é narrado em terceira pessoa. Já começa com uma ótima introdução, prendendo a atenção do leitor. A única coisa que Thomas lembra é de se chamar Thomas. O resto foi tudo apagado. Quando acorda o lugar onde ele está é escuro e está se movendo. Quando a porta se abre ele vê muitos rostos o olhando. 

Ele não sabe como, mas foi parar em uma comunidade formada por garotos, que estão presos neste labirinto. Não sabem como foram parar ali e não sabem como sair. A única coisa que eles sabem é que os "Criadores" devem estar por trás disso.

Conforme as coisas vão acontecendo, o leitor vai percebendo que Thomas tem um papel importante em tudo isso, mas ainda não sabemos como. E queremos saber o que C.R.U.E.L tem a ver com tudo isso.

Os Clareanos, como eles são intitulados, já que estão presos em uma clareira, são super unidos e inteligentes, e toda noite tentam desvendar o labirinto e sobrevier aos verdugos, um tipo de monstrengo que os ataca se ficarem presos à noite fora da clareira. 

Thomas conhece Chuck, um garotinho muito novinho, mas que acaba virando um super amigo, além de  Alby, Newt e Minho. Já Gally é aquela incógnita. 

Devorei Correr ou Morrer.  Depois tive que ver o filme. Como sempre, gostei mais do livro, teve mais detalhes, mais emoção.
 
Acabei comprando todos os livros da coleção. São 4 livros, divididos em Correr ou Morrer, A Cura Mortal, Prova de Fogo, Ordem de Extermínio, além do extra Arquivos. 

O filme de Prova de Fogo já está nos cinemas, acho que já até saiu de cartaz.

É uma série muito legal, bem escrita e que deixa a gente morrendo de curiosidade. Que venham os próximos!

Beijos

:-Deise 
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Oi Deise, tudo bem?
    Eu já vi os dois filmes que saíram e gosto muito! Tem muita ação, haha. Só acho que, pelo menos nos filmes, eles podiam dar mais espaço para os próprios personagens, eles ficam meio esquecidos no meio da ação toda =/
    Quero ler os livros um dia!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Carol, muita ação e deixam os meninos um pouco de lado. Talvez explorem mais nos filmes que vêm na sequência... ou não, se o personagem morrer primeiro.
      Apareça sempre!
      Beijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ei estou gostando muito. Espero que você leia e goste tanto quanto eu.

      Beijos

      Excluir