27 janeiro 2016

Resenha A Bandeja



Título: A Bandeja - Despertar Livro 1
Autora: Lycia Barros
Editora: Arqueiro, 2014. 234 páginas.
Comprar: Submarino, Livraria da Folha, Amazon



















Sinopse:

Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida até agora: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais.

Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, frequentadora assídua de festas e chopadas e que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias, e grande parte dos professores, descomprometida.

Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico ou Rico , um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico, seu professor de linguística, se interessaria por ela também.

Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida toda.

Ao mesmo tempo começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que ela os aceita, eles se transformam em feras e somem numa floresta.

Primeiro volume da série Despertar, A bandeja é um romance arrebatador, que retrata os dramas e as provações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência até trilhar de volta o caminho do amor verdadeiro e de Deus. 


Os primeiros livros de ficção cristão que li foram da Robin Jones Gunn. Lycia Barros é uma autora brasileira que escreve sobre este tema. Fui descobri-la em grupos do Facebook. Como achei que ela deveria escrever livros parecidos com os da Robin Jones Gunn, acabei comprando um monte de livros, chegando ao ponto de perder o controle e comprar livro repetido porque as capas eram diferentes, o que só descobri quando recebi em casa e vi que se tratava do mesmo. Sorte a minha que a Amazon os recebeu de volta e devolveu meu dinheiro. Essa é a vantagem de comprar pela internet, temos por lei o direito de nos arrependermos da compra em até 7 dias depois de receber os produtos. 

A Bandeja é o primeiro livro da série despertar. Não li os outros, mas acredito que o próximo será com outros personagens, diferentemente dos livros da Robin Jones Gunn, onde os personagens principais acabam aparecendo em outros livros. 

A narrativa é em primeira pessoa e mostra a vida de Angelina, uma garota que morava em Petrópolis/RJ e foi morar na cidade do Rio de Janeiro para fazer faculdade. Como eu trabalho em uma universidade, me identifiquei bastante com o cenário. 

Angelina vai de mala e cuia e fica em uma república, dividindo o quarto com uma conhecida da família, Michele, que veio de família cristã, assim como Angelina, mas não frequentava uma igreja. Ela acha que as duas não vão se dar bem, mas com o passar do tempo surge uma amizade. 

Em seu primeiro dia de aula ela conhece Rico, um professor jovem, bonito e que demonstra muito interesse na garota. Ela logo se vê deslumbrada com toda a atenção e se apaixona por ele. O problema é que este relacionamento a afasta de sua família e de Cristo. 

Enquanto sua vida parece estar às mil maravilhas, Angelina tem sonhos/visões, em que homens lhe oferecem coisas em uma bandeja. Qual será o significado disso?

Achei a história muito real, chorei em diversos momentos me identificando com a situação, com o me afastar de Deus. Muitas vezes nem notamos que estamos nos afastando, que estamos colocando outras coisas como prioridade em nossas vidas e deixando Deus para depois. 

Também conhecemos pessoas importantes na vida de Angelina, pessoas que nem sempre estão a par de sua vida, mas que continuam orando por ela, intercedendo por sua vida, amando-a. Este é o caso de seus pais e de seus amigos de infância, Dante e Natasha.  

As provações também acontecem quando estamos nos caminhos de Deus, mas quando estamos afastados elas são muito mais difíceis, pois em quem iremos colocar nossos fardos? Só Ele nos entende, só Ele nos ama incondicionalmente e está lá por nós sempre. Amor que não é egoísta.

A Bandeja é um livro muito bonito, que mostra a realidade de nossos jovens, que se desviam dos caminhos do Senhor por algum motivo e que as vezes podem voltar e entender que só Ele é o caminho. 

Quero muito ler os próximos.

Beijos

:-Deise
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Não sabia que os livros dessa autora tinham essa abordagem cristã. Parece interessante!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que os livros dessa autora tinham essa abordagem cristã. Parece interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, achei bem legal, além de que há poucos autores do gênero no Brasil.

      Beijos

      Excluir