27 setembro 2013

Resenha Os Impostores

Os Impostores - Chris Pavone







Sinopse:



“Feito com inteligência... Pavone tem insights brilhantes sobre o paralelismo entre espionagem política e duplicidade conjugal... Completamente apaixonante.” – The New York Times Book Review.


Kate Moore é uma mãe que trabalha fora e luta para equilibrar as despesas e o orçamento, criar os filhos, manter viva a chama do casamento... e guardar um segredo cada vez mais difícil de suportar. Por isso, quando seu marido, Dexter, recebe uma proposta de emprego em Luxemburgo, ela agarra a chance de deixar para trás sua vida dupla e recomeçar do zero longe de Washington.


Em outro país, Kate se reinventa, enquanto Dexter trabalha sem parar num emprego que ela nunca entendeu, para um cliente que ela não pode saber quem é. Em pouco tempo, a confortável vida europeia com que sonhava se revela uma rotina cansativa em que o marido vai ficando cada vez mais distante e evasivo e ela, solitária e entediada.


Chega então outro casal americano, que faz amizade com Dexter e Kate. Mas ela logo desconfia que os novos amigos não sejam exatamente quem dizem ser – e fica apavorada diante da possibilidade de estar sendo perseguida por fantasmas do passado.


Assim, Kate começa a investigá-los e acaba descobrindo camadas e mais camadas de mentiras que a cercam e, por trás disso tudo, um golpe extremamente bem elaborado que ameaça sua família, seu casamento e até sua vida.





Livro narrado em terceira pessoa. A história se alterna entre vários momentos. Presente, passado, passado remoto. Uma hora achamos que é o presente, mas é o passado. A história se passa em Washington, no passado, e em Luxemburgo, no presente e passado.


Kate tem um segredo, ela não trabalho onde diz trabalhar. Fica toda feliz e contente ao ter que pedir demissão e ir morar em outro continente, podendo se dedicar exclusivamente à sua família. Isso é o sonho de muitas mães que se desdobram entre trabalhar fora e cuidar da prole. Já foi o meu.


Um dia Kate conhece uma mulher com quem faz amizade, Julia. Logo o marido de Kate se torna amigo do marido de Julia. 


Mas como Kate não poderia deixar de ser quem é, começa a achar algumas situações muito estranhas e começa a investigar. Neste ponto podemos perceber o dilema que muitas mulheres têm ao largam o trabalho para se dedicar exclusivamente à família. Vale a pena? Sinceramente, pra mim até que valeu, pude acompanhar o crescimento e desenvolvimento da minha pequena, mas hoje não faria essa escolha. Sou tão feliz podendo trabalhar fora. Sei que as coisas são corridas, cuidar da casa e trabalhar fora não é fácil, mas quando estou com minha família, os momentos são muito mais proveitosos e felizes. 


Mas voltando ao livro. Ele acaba se tornando confuso com essas idas e vindas entre passado, presente e passado remoto. Em alguns momentos me perdi na leitura, perdi o interesse. A história é muito boa, só não gostei da forma como foi contada. 


Adoro suspense, e esse tinha bastante. Em vários momentos fiquei intrigada, imaginando o por quê das coisas. O final é muito inteligente, surpresas que a gente não esperava aconteceram. O desfecho é muito bom, consegue fechar todas as brechas deixadas. 


Esse livro me trouxe um misto de sentimentos. Ora gostava, ora não gostava dele. Acredito mesmo que foi pela forma como foi narrado. Pode ser que outras pessoas gostem mais dele do que eu gostei.


Beijos

:-Deise

Nenhum comentário:

Postar um comentário