05 setembro 2014

Resenha Legend



Título: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo, 2012. 255 páginas.

Sinopse:

Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. 

O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.


Livro lançado pela editora Prumo. Nunca havia ouvido nada antes sobre essa editora.


Livro narrado em primeira pessoa, ora mostrando a visão de June, sua boa vida, ora mostrando a visão de Day, morando no lado pobre da cidade. Duas visões perfeitas.
Comprei o livro porque li por aí que era uma distopia. E como amo distopias, comprei quando achei em promoção.  Nesse livro, inundações e erupções destruíram a América do Norte. Agora são divididos entre República e Colônias. Day e June vivem na República.

São poucas páginas, mas tanta coisa acontece e por um tempo, sem saber que o livro tinha sequência, sabia que não conseguiriam terminar nas páginas que faltavam. Claro que poderiam ter terminado, mas teriam que deixar muita coisa sem resposta. Depois de alguma pesquisa descobri que é uma trilogia. 

Day é pobre, mora em Lake. É uma ameaça, encrenqueiro. June é um prodígio, obteve pontuação máxima na Prova.

Nessa história há pragas pela cidade, sendo que os pobres não recebem vacinas, mas os ricos sim. Achei o cúmulo dividirem a população dessa forma, escolhendo que somente ricos podem sobreviver à praga.

Não há como não gostar dos personagens, tão bem escritos. Day é lindo, mesmo por baixo de tanta sujeira. Muito inteligente. June além de inteligente é forte. 

Metias, irmão de June, foi um personagem espetacular, pena que morre cedo, e isso tem de acontecer pra história poder se desenrolar. 

A família de Day também é super importante, me apaixono por cada um deles.  

Tessa, amiga de Day, é uma importante aliada, acredito que no próximo ela se tornará ainda mais essencial.

Vou parar por aqui antes que conte mais do que deveria. Mas tenham certeza, é um livro que não pode deixar de ser lido. É um dos livros que mais gostei de ler.

O segundo volume, Prodigy, já foi lançado pela editora Prumo em 2013. Claro que já comprei e estou aqui me segurando pra não ler, porque se ler muito rápido, pode ser que fique muito curiosa e demore pra sair o último volume.



Beijos

:-Deise
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oie!!!
    Lendo a resenha, me lembrou um pouco o Jogos Vorazes... rsrsrsrs
    Tem alguma coisa a ver ou é só impressão?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto Jogos Vorazes quanto o Legend são distopias. Em Legend eles lutam pra sobreviver, mas de forma geral não são "escravos" do Estado, como o pessoal de Jogos Vorazes. Não precisam entrar em uma arena e lutar, mas lutam por seus ideais, lutam para mudar o que acham que está errado.

      Beijos

      Excluir